Menu
+55 11 2308-6249
SAC
Peça um Orçamento
Peça um orçamento para o produto que deseja.
Nós Ligamos para Você
Nós ligamos para você na hora e data marcada.
Atendimento Online
Tire suas dúvidas ou faça solicitações de forma rapida e prática.
Atendimento Via Email
Entre em contato via email da forma mais comoda para você.

Válvulas Pneumáticas Industriais

CONFIRA ABAIXO TODAS AS OPÇÕES QUE TEMOS PARA SEU PROJETO

O termo Pneumático deriva do radical grego Pneumos, que significa sopro. Diz respeito a todas as utilizações do ar para um determinado fim e, no setor industrial, especificamente para a construção de máquinas que operem a partir da utilização do ar comprimido. Junto com a evolução industrial, a utilização do ar comprimido na operação dos equipamentos vem encontrando cada vez mais espaço de aplicação no setor, desde o século 19, quando ele começou a ganhar maior importância, até os dias de hoje.

Uma das grandes utilizações do ar comprimido acontece através da válvula pneumática industrial, ou de acionamento pneumático. Elas atuam no controle/bloqueio/retenção dos fluidos através da manutenção da pressão em determinados pontos e podem ser controladas tanto por um atuador pneumático como eletrônico. Mesmo com o grande avanço das tecnologias de instrumentação eletrônica, as válvulas de acionamento pneumático ainda são as ferramentas mais aplicadas. Tamanha usabilidade se dá por ser uma engenharia extremamente simples, confiável, econômica e eficiente, usada bem mais do que alavancas, hélices, basculantes, bombas dosadoras, motores de passo ou atuadores eletrônicos.

Como funciona uma válvula pneumática?

As válvulas de controle tem por função principal a contenção de fluidos em um processo, que implica suportar todas as condições de sua operação, como o aumento de pressão, temperatura, natureza de fluido, que muitas vezes é corrosivo e altamente inflamável, etc. Como o fluido passa dentro da válvula, ela pode ser fabricada e revestida por diversos materiais diferentes, desde que respondam as características mecânicas de sua função, suporte os impactos químicos e sejam capazes de resistir às condições. As válvulas possuem um controlador, que é o seu atuador, e devem ser capazes de responder a ele. Ao responder ao acionamento, nesse caso, pneumático, elas também devem ser capazes de conduzir e suportar as variações de pressão advindas da passagem do fluido em sua abertura, sendo capazes de fornecer ou absorver essas variações.

O atuador pneumático mais utilizado dispõe de um diafragma ou pistão. Independente do tipo, a lógica operacional é semelhante. O atuador pneumático é o responsável pela conversão do sinal pneumático padrão em força, que gera movimento e provoca a abertura da válvula. Esse sistema ocorre da seguinte maneira: ao receber o sinal do controlador pneumático, o atuador converte o sinal na força que movimentará a haste da válvula, que acoplada ao obturador abrirá a válvula de controle, permitindo a passagem do fluxo.

A conversão do sinal de ar em força acontece da seguinte forma: uma das câmaras é vedada à pressão enquanto que na outra existe uma mola que exerce uma força oposta. Dessa maneira, o sinal de ar da saída do controlador vai para a câmera vedada e essa variação é responsável por produzir uma força variável, utilizada para superar a força exercida pela mola do atuador.

Operações do Atuador Pneumático

Há duas maneiras principais de ações do atuador pneumático, que são:

1° ar para abrir > mola para fechar

2° ar para fechar > mola para abrir

Além desses dois, há uma terceira operação possível com o atuador pneumático, porém, menos utilizada que é o sistema ar para abrir > ar para fechar.

Operação com lógica 1: Esse tipo de operação ocorre quando a válvula está “desligada” ou em posição fechada, isto é,  não há nenhuma pressão chegando ao atuador. Quando a pressão começa a aumentar, a válvula tende a abrir, podendo ou não assumir diversas posições intermediárias, a depender do tipo de válvula utilizada. Quando não houver mais sinal de controle, a válvula então retorna a sua posição inicial, fechada. A operação de fechamento da válvula é feita pela mola, logo, para provocar uma abertura, o sinal de atuação pneumática deve superar a força exercida pela mola + a força exercida pelos fluidos + os atritos existentes. As válvulas de posição inicial fechada são as consideradas mais seguras para caso de falha.

São produtos seguros?

As válvulas pneumáticas são mecanismos de grande segurança e eficácia, isto é, possuem menos riscos de falhas operacionais, maiores resistências e manutenção mais fácil. Logo, a segurança de uma válvula pneumática deve ser medida pela qualidade do produto adquirido. Toda válvula pneumática deve passar por testes e ser aprovada antes de chegar ao mercado. Além de a composição do artefato ser plausível com o tipo de tubulação e fluido a ser controlado, para evitar desgastes e falhas diversas, garantindo uma instalação e funcionamento seguros.

Antes de adquirir o produto, constate que a empresa fornecedora atende a todos os requisitos de qualidade e segurança, tenha experiência na fabricação do equipamento e ofereça suporte técnico ao cliente. A Difero do Brasil possui um vasto histórico de distribuição de válvulas de acionamento pneumático, nos mais diversos modelos e materiais, cumprindo com todos os padrões e requisitos nacionais e internacionais de segurança e efetividade. Tudo isso para garantir ao cliente a confiança de estar adquirindo um produto de qualidade absoluta.

Quem pode utilizar?

As válvulas pneumáticas podem ser utilizadas nos mais variados sistemas, e em todas as tubulações que necessitem de controle automatizado. São simples de instalar e operar, eficientes e seguras.

Contate a Difero do Brasil e ligaremos diretamente para você em dia e horário combinados para oferecer a solução ideal para o seu projeto. Aproveite também nossos canais de autoatendimento e correio eletrônico para tirar todas as suas dúvidas e fazer solicitações.

Fale Conosco

Soluções Avançadas

Desenvolvimento técnico para um Brasil desenvolvido.

São Paulo

Rua Dom Joaquim de Melo, 241 - Mooca - SP
+55 11 2308-6249

Atendimento em nível nacional