Menu
+55 11 2308-6249
SAC
Peça um Orçamento
Peça um orçamento para o produto que deseja.
Nós Ligamos para Você
Nós ligamos para você na hora e data marcada.
Atendimento Online
Tire suas dúvidas ou faça solicitações de forma rapida e prática.
Atendimento Via Email
Entre em contato via email da forma mais comoda para você.

Válvula de Segurança Industriais

Os sistemas em que se envolvem processos com pressão de água ou outros produtos químicos oferecem riscos às instalações dos equipamentos e às pessoas envolvidas. Dessa forma, a válvula de segurança é um dispositivo criado e instalado para proteger os equipamentos e pessoas dos efeitos do excesso de pressão dos fluidos. As válvulas de segurança oferecem equilíbrio de pressão aos equipamentos e, por isso, são bastante utilizadas em diversos segmentos industriais.

CONFIRA ABAIXO TODAS AS OPÇÕES EM válvula de segurança INDUSTRIAIS:
válvula de segurança INDUSTRIAISVálvula Borboleta GloboVálvula Globo RetençãoVálvula de Retenção gavetaVálvula Gaveta esfera
Válvula Esfera 
Válvulas de Bronze

Como funciona a válvula de segurança?

As válvulas de segurança funcionam através de um calibre de pressão, sendo a faixa por onde o equipamento deverá operar com segurança. Quando essa pressão se eleva para além dessa faixa, isto é, quando está acima do limite calibrado, as válvulas de segurança se abrem e aliviam a pressão interna do equipamento. Ao diminuir, quando a pressão chegar à faixa de segurança, as válvulas de segurança se fecham novamente de forma automática, protegendo as instalações.

Para realizar tais operações com eficiência, as válvulas de segurança são fabricadas com material altamente resistente, capazes de suportar as diferenças extremas e repentinas de pressão e ainda as características químicas dos fluidos sem se desgastar (como é o caso de materiais altamente corrosivos). A instalação das válvulas de segurança deve ser sempre feita acima do nível dos líquidos e, por isso, é comum que as válvulas contenham uma alavanca externa capaz de verificar se os líquidos não atravessaram o nível do dispositivo.

É essencial que as válvulas de segurança passem por constantes verificações e manutenções para que seu alto desempenho seja garantido e não ocorram falhas operacionais, mantendo a segurança das instalações. Para facilitar a realização das manutenções periódicas, as válvulas de segurança costumam ter um desenho simples e robusto, com poucos componentes internos, que facilitam a manutenção dos dispositivos e aumenta a segurança de sua operação.

Tipos de válvulas

Existe grande semelhança entre as válvulas de segurança e as válvulas de alívio, uma vez que ambas realizam o equilíbrio de pressão do equipamento. A diferença entre as válvulas de segurança e de alívio é que as válvulas de segurança necessitam que uma grande quantidade de gás seja liberada imediatamente, causando a diminuição rápida da pressão, enquanto que as válvulas de alívio realizam esse processo de forma gradual. Para garantir que uma grande quantidade de vapor/gás saia rapidamente, as válvulas de segurança são equipadas com tampões e perfis de sede configurados para se abrir imediatamente assim que a pressão elevada é detectada.

Por realizarem operações semelhantes, é comum que muitas indústrias químicas em geral costumem nomear todas essas válvulas de segurança, porém, há ainda outras diferenças entre ambas as válvulas que precisam ser consideradas, principalmente para o tipo de fluido a que elas devem ser utilizadas.

As válvulas de segurança devem ser instaladas em sistemas hidráulicos que utilizam de fluidos compressíveis, como gases e vapores, que aliviam a alta pressão de forma instantânea. Já as válvulas de alívio são recomendadas para uso em fluidos incompreensíveis, em estado líquido, uma vez que elas liberam a pressão gradualmente. Também existem as válvulas de alívio e segurança, que realizam as duas funções e, por isso, podem ser instaladas tanto em operações com líquidos quanto em operações com gás.

São produtos confiáveis?

As válvulas de segurança são dispositivos que trabalham para garantir a integridade da instalação onde se encontram e a segurança das pessoas envolvidas. Dessa forma, são válvulas que trabalham com condições extremas de risco de vazão de fluidos e/ou de desgaste dos equipamentos. Uma válvula de segurança não confiável pode, portanto, não somente prejudicar o próprio funcionamento, como também a integridade de todo o equipamento onde está instalada e causar riscos as pessoas – os prejuízos de uma válvula de segurança não confiável podem ser altíssimos e até mesmo irreversíveis.

Por essa razão, ao adquirir uma válvula de segurança, o consumidor precisa garantir que seja um produto adequado para o tipo de uso e de boa qualidade. É imprescindível que nesse momento haja a orientação de um profissional capacitado e experiente na instalação e manutenção desses equipamentos, para escolher a válvula ideal para as necessidades do projeto. Além de garantir a adequação do produto, para que seja confiável, o consumidor deve adquirir válvulas de segurança de fabricantes experientes no ramo e de boa qualidade..

A Difero do Brasil é uma empresa com vasta experiência na comercialização de válvulas de diversos tipos e materiais, que preza pela qualidade e eficiência de todos os seus produtos, cumprindo com todas as normas e padrões nacionais e internacionais de segurança e qualidade. Além de excelentes produtos, dispomos também de profissionais altamente qualificados para orientá-lo a escolher as válvulas ideais para o seu projeto.

Quem pode utilizar válvulas de segurança?

As válvulas de seguranças são utilizadas em todos os equipamentos industriais que apresentam acúmulo de pressão em fluidos, podendo ser encontradas nos mais diversos setores. Os principais segmentos que utilizam válvulas de segurança são: Alimentício, Industrial, Frigorífico, Farmacêutico, fabricação de Papel e Celulose, Fabricação de Bebidas em Geral, Mineração, Químico, Petroquímico e Sucroalcooleiro. Podem ser comumente encontradas também em empresas e fábricas em geral.

No geral, toda instalação que necessita de alívio de pressão devem ser utilizadas as válvulas de segurança e de alívio para garantir a segurança dos equipamentos e das pessoas. Oferecemos soluções avançadas em atendimento técnico, atendendo indústrias em todas as regiões do país.

Se você quiser conhecer a solução ideal em válvulas para o seu projeto, entre em contato conosco e solicite um orçamento! Ao combinar data e horário, ligaremos diretamente para você. Também é possível contatar-nos através de nosso autoatendimento online e do correio eletrônico, para fazer suas solicitações.

A Difero do Brasil possui produtos de alta performance, atendimento ágil e técnico, entregas precisas e resultados garantidos sendo a solução completa em válvulas e conexões para a sua empresa.

Fale Conosco

Soluções Avançadas

Desenvolvimento técnico para um Brasil desenvolvido.

São Paulo

Rua Dom Joaquim de Melo, 241 - Mooca - SP
+55 11 2308-6249

Atendimento em nível nacional