Menu
+55 11 2308-6249
SAC
Peça um Orçamento
Peça um orçamento para o produto que deseja.
Nós Ligamos para Você
Nós ligamos para você na hora e data marcada.
Atendimento Online
Tire suas dúvidas ou faça solicitações de forma rapida e prática.
Atendimento Via Email
Entre em contato via email da forma mais comoda para você.

Válvula de retenção vertical ou horizontal

As válvulas de retenção são dispositivos hidráulicos instalados em tubulações utilizadas para a proteção da linha e equipamento contra o refluxo dos fluidos. Por isso, são também chamadas de válvulas de sentido único, uma vez que elas impedem que este volte à direção contrária. Sua atividade se dá pela retenção dos fluidos por um determinado período seguida da soltura destes em uma direção; períodos estes que são regulados pelas diferenças de pressão entre um lado e outro da válvula.

CONFIRA ABAIXO TODAS AS OPÇÕES EM VÁLVULAS de Retenção:

Geralmente, as válvulas de retenção funcionam com molas que operam pela diferença de pressão. Na medida em que os fluidos exercem pressão de um lado, a válvula se abre, permitindo sua passagem por ela e o reequilíbrio da pressão em suas extremidades. Sem o exercício da pressão, seus obturadores não se abrem. São recomendadas para operar em tubulações de diversos tipos de fluidos, sejam líquidos, gases, óleos, etc.

Existem também as válvulas de retenção bilaterais, que funcionam na liberação do fluxo em ambas as direções. Nesse caso, a liberação do fluxo para uma direção ocorre automaticamente seguindo os mesmos princípios já descritos e a abertura para o fluxo reverso é acionada manualmente. As válvulas de retenção podem ser encontradas nos mais diversos materiais, capazes de operar a diferentes classes de pressão e com diversos tipos de fluido.

As válvulas de retenção podem ser instaladas em tubulações horizontais, oblíquas ou verticais. Conheça um pouco mais sobre a válvula de retenção vertical ou horizontal.

Válvulas de retenção horizontal

 

As válvulas de retenção horizontal são bastante parecidas com as válvulas do tipo globo. Elas só podem ser instaladas na posição horizontal ou oblíqua e dependem da pressão exercida pelo fluido para permitir a sua passagem. São tipos de válvulas que produzem considerável perda de carga do fluido, uma vez que ele acaba exercendo certa pressão sobre o obturador para que sua passagem aconteça. Se a pressão exercida na linha não for forte o bastante para abrir o seu obturador, a válvula de retenção horizontal se fecha automaticamente com a força da própria gravidade.

A abertura ou fechamento do dispositivo, portanto, acontecerá se a pressão exercida for maior ou menor que a pressão de sua calibração, de modo a impedir que haja refluxo dos fluidos.

As válvulas de retenção horizontais são bastante indicadas para a utilização em tubulações de ar, gases, líquidos em geral e vapor, normalmente utilizadas em conjunto com as válvulas globo e instaladas sempre em tubulações horizontais ou oblíquas, uma vez que os obturadores dependem também da pressão exercida pela gravidade.

Essas válvulas possuem resistência mecânica para rigidez, desgaste e fadiga ocasionados durante o uso. São recomendadas para se utilizar em linhas de alta velocidade de escoamento de fluidos e não são recomendadas para fluidos que contenham altos teores de sólidos. Para fluidos com alta viscosidade, é mais eficiente utilizar válvulas com obturadores em esfera ou guilhotina.

Válvula de retenção vertical

As válvulas de retenção vertical têm características bastante semelhantes com as válvulas de retenção do tipo horizontal, porém deve ser instalada apenas em tubulações verticais e dependem da pressão do fluido para empurrar o obturador para cima e garantir a sua passagem. Assim que a pressão do fluido é diminuída e torna-se inferior à pressão de calibragem, o obturador se fecha com a força natural da gravidade. Portanto, se a concentração de fluido não exercer a pressão suficiente, a válvula não permitirá a sua passagem.

Seu corpo tem formato cilíndrico, com extremidades coaxiais de entrada e saída e o obturador localiza-se internamente em contato com a sede. Essa válvula tem um desenho que lembra bastante um cone. Seu funcionamento se da através da pressão exercida pelo fluido e tem o mesmo princípio de impedir o refluxo deste.

Nesse tipo de válvula, podem ser utilizados dois tipos de obturadores: o totalmente metálico, que é recomendado para instalação em linhas de água, vapor de baixa pressão, derivados de petróleo, etc, isentos de impurezas; e o obturador com anel de elastômero de seção circular, recomendado para o uso em fluidos que contenham alguma impureza.

São produtos confiáveis?

A confiabilidade de uma válvula de retenção depende de diversos fatores. O primeiro deles é a sua capacidade de operar com eficiência na tubulação instalada. Existem válvulas de retenção nos mais diversos diâmetros e materiais, capazes de trabalhar em condições específicas. Por isso, é importante que a aquisição de uma válvula de retenção seja feita com orientação profissional, de modo a encontrar a válvula ideal para a instalação desejada para o projeto em questão. Uma válvula instalada em tubulação inadequada resultará na vazão do fluido e perda de carga do mesmo, colocando em risco a eficiência de sua operação e a segurança dos equipamentos e pessoas envolvidas na instalação.

Outro fator de confiabilidade que deve ser considerado é a qualidade do dispositivo. É imprescindível que, ao adquirir uma válvula de retenção, se escolha empresas fabricantes com experiência na produção de válvulas com altos padrão de qualidade. A empresa deve seguir todos os requisitos de qualidade nacionais e submeter os produtos a testes de qualidade e segurança antes de disponibilizá-los para comercialização.

A Difero do Brasil conta com uma ampla experiência no fornecimento de válvulas e conexões, todos certificados de acordo com os padrões nacionais e internacionais de qualidade e segurança.

Quem pode utilizar as válvula de retenção vertical e horizontal?

As válvulas de retenção podem ser utilizadas em qualquer sistema que necessite de suas funções, podendo ser instaladas em empresas, residências, fábricas, indústrias, etc. São dispositivos resistentes e de fácil manuseio, que raramente necessitam de manutenção. Fornecemos válvulas e outros produtos a clientes em todas as regiões do país e nos mais diversos setores industriais.

Fale conosco e solicite seu orçamento, ou combine uma data e horário para ligarmos diretamente para você. Aproveite também nossos canais de autoatendimento e correio eletrônico fazer solicitações e tirar suas dúvidas.

Fale Conosco

Soluções Avançadas

Desenvolvimento técnico para um Brasil desenvolvido.

São Paulo

Rua Dom Joaquim de Melo, 241 - Mooca - SP
+55 11 2308-6249

Atendimento em nível nacional