Menu
+55 11 2308-6249
SAC
Peça um Orçamento
Peça um orçamento para o produto que deseja.
Nós Ligamos para Você
Nós ligamos para você na hora e data marcada.
Atendimento Online
Tire suas dúvidas ou faça solicitações de forma rapida e prática.
Atendimento Via Email
Entre em contato via email da forma mais comoda para você.

Válvula de Retenção para Fundo de Poço

Válvula de Retenção para Fundo de PoçoA válvula de retenção para fundo de poço é um tipo de válvula de retenção amplamente utilizada em instalações hidráulicas. Essas válvulas operam automaticamente e tem como função principal evitar o refluxo, isto é, o retorno do fluido conduzindo em um sentido, protegendo, portanto a tubulação e outros equipamentos.

As válvulas de retenção operam como uma combinação entre as funções das válvulas direcionais e das válvulas de pressão. Isso porque elas direcionam o fluxo a um sentido e respondem automaticamente de acordo com as diferenças de pressão. Quando um lado da válvula de retenção atinge determinado nível de pressão acima da classe de pressão da qual ela é calibrada, a válvula permite a passagem do fluxo, diminuindo as diferenças de pressão entre lados até que voltem ao patamar original e, então, ela se fecha novamente. Esse modo de operação geralmente é chamado de fluxo direcional. A pressão em um lado e outro da válvula é exercida pelos fluidos em seu fluxo.

Geralmente as válvulas de retenção são instaladas no início da tubulação de recalque (ou refluxo) de modo a proteger o sistema do retorno (ou golpe de aríete) que pode ocorrer pela interrupção brusca do escoamento. É comum a instalação de válvulas entre partes de um sistema, de modo a, na eventualidade de ocorrer manutenção de uma parte deste, ser possível isolar apenas a parte a reparar, sem que seja preciso esvaziar todo o sistema. Pelo fato de o trabalho automático das válvulas acontecer no deslocamento para um só sentido, é importante observar, no ato da instalação, que a válvula deve ser instalada de forma correta, que abra no sentido do fluxo. Esse sentido costuma ser indicado por uma seta no próprio corpo da válvula.

Válvula de retenção fundo de poço

As válvulas de fundo de poço tem uma única aplicação: são construídas para operar em instalações de linhas de sucção de bombas, de modo a manter a tubulação preenchida com o fluido. Elas devem ser instaladas logo abaixo do nível do líquido para evitar que entre ar na sucção da bomba, que causaria cavitação.

São indicadas para operar principalmente em sistemas prediais, industriais e de irrigação. Deve-se também observar que sua instalação precisa ser feita sempre na posição correta.

Elas podem ser fabricadas em diversos materiais como: bronze, ferro fundido, aço inox, aço carbono, aço ligado e também com diversas vedações como: Silicone, BUNA N, EPDM, Bronze e Aço.

Características técnicas da Válvula de Fundo de Poço

  • Utilizadas para líquidos: água, lodo, etc
  • Bitolas: de 1/2” a 20”
  • Materiais do corpo/obturador: ferro fundido, aço carbono, aços inoxidáveis, ligas especiais, bronze/latão.
  • Tipos de vedação: silicone, buna N, bronze e Inox
  • Tipos de extremidades: roscadas, solda, flangeadas e wafer
  • Classes de pressão: 125 a 150 libras.

São válvulas confiáveis?

Para serem confiáveis, as válvulas de fundo de poço precisam cumprir alguns requisitos:

Instalação: deve-se atentar que as válvulas de fundo de poço servem para proteger as bombas, mantendo o fluido entre a tubulação e as bombas. Dessa maneira, ela deve ser instalada sempre na posição indicada. Para manter uma boa funcionalidade, a instalação deve ser feita corretamente, por um profissional especializado e experiente na instalação desses equipamentos.

Escolha do produto: As válvulas de fundo de poço podem ser utilizadas em linhas de diversos fluidos. Além do mais, elas podem ser encontradas em diversas dimensões. Assim, a escolha de uma válvula de retenção deve ser feita com orientação de um profissional qualificado, de modo a dimensionar com precisão as configurações da válvula de maneira que atendam as necessidades do projeto.

Quem pode utilizar?

As válvulas de fundo de poço podem ser utilizadas em todos os sistemas que apresentam linhas de sucção de bombas e necessitam de sua função, especialmente em tubulações prediais, de irrigação e industriais. A Difero do Brasil fornece válvulas para indústrias em todas as regiões do Brasil e nos mais diversificados segmentos, principalmente Alimentício, Indústria, Farmacêutico, Frigorífico, papel e Celulose, Bebidas, Mineração, Químico, Petroquímico e Sucroalcooleiro.

Faça já um orçamento conosco!

A Difero do Brasil é uma empresa com ampla experiência no fornecimento de válvulas de diversos tipos e materiais com qualidade e segurança. Todos os seus produtos são certificados por normas e padrões nacionais e internacionais, oferecendo o máximo de qualidade e confiança aos seus clientes. Também possui uma equipe profissional qualificada disposta a auxiliar seus clientes na escolha da válvula ideal para o seu projeto, oferecendo soluções personalizadas e de alta tecnologia.

Contamos com diversos canais de atendimento, prontos para atender da maneira mais confortável possível. Por isso, se desejar conhecer as soluções em alta tecnologia que temos para a sua empresa, entre em contato conosco e combine uma data e horário, que nossa equipe ligará diretamente para você ou entre em contato pelo telefone.

Fale Conosco

Soluções Avançadas

Desenvolvimento técnico para um Brasil desenvolvido.

São Paulo

Rua Dom Joaquim de Melo, 241 - Mooca - SP
+55 11 2308-6249

Atendimento em nível nacional